Representantes dos municípios que compõem o Fórum de Secretários de Turismo (Forsetur) da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) estiveram em Lages nesta quarta-feira (29/04) para discutir o fomento do setor na Serra. As 18 cidades que compõem a Amures estão envolvidas no projeto. As reuniões pontuais do Fórum contribuem para o fortalecimento e nesta quarta aconteceu na Secretaria de Turismo de Lages.

De acordo com o secretário de Turismo de Lages e coordenador do Forsetur, Flávio Agustini, os planos já existentes como o de Desenvolvimento Integrado de Lazer (PDIL) e o Catarina, que prevê o desenvolvimento turístico do Estado até 2020, estão sendo atualizados e há ações que serão priorizadas. “Trabalharemos com projetos conjuntos que interessam a Serra, como a sinalização turística e a capacitação dos profissionais”, afirma.

Foram discutidos temas como o Funturismo, Funcultural, União das Entidades, SC Rural e Consórcio Estadual de Turismo. “O turismo se faz de maneira integrada, com um público mais exigente e destinos cada vez mais competitivos; é preciso um posicionamento profissional e qualificado para apresentar produtos de qualidade. Somente com os municípios unidos é que poderemos competir com os demais destinos do Estado e do Brasil”, destaca Flávio.

Municípios interessados

A iniciativa para o fomento do setor na área da Amures interessou aos representantes das cidades que se fizeram presentes na reunião, seja no segmento rural, de aventura, religioso ou de eventos. Todos os encontros objetivam detectar meios de aumentar o tempo de permanência do turista na região e consequentemente seu gasto médio. Para isso, explica Flávio, é necessário oferecer produtos para que as pessoas visitem a Serra em qualquer período do ano.

Assess. de Imprensa da PML - Foto: Márcio Avila