O deputado estadual Gabriel Ribeiro está abrindo um debate sobre o controle populacional de javalis na Serra Catarinense. O objetivo é minimizar os prejuízos econômicos causados pelos ataques dos animais às lavouras da região. “Ouvi relatos de pessoas que perderam 30% da produção em decorrência dos ataques. É preciso superar barreiras para inibir essa ação devastadora”, diz o deputado.

Durante a reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural desta terça-feira (8), o parlamentar solicitou a realização de uma audiência pública para discutir o tema. O evento acontecerá nas próximas semanas, reunindo representantes de órgãos ambientais e produtores rurais.

A lei que regulamenta a captura e o abatimento de javalis no estado exige que os interessados se associem a um clube de caça e tiro, ou contratem um atirador profissional. Além disso, é preciso se submeter a uma rigorosa análise para obter autorização para transportar os armamentos. O deputado Gabriel Ribeiro quer encurtar esse caminho, para facilitar a vida de quem sofre com os danos ocasionados pela ação da espécie.

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa do deputado Gabriel Ribeiro