Iniciando o quinto ciclo do Programa Encadeamento Produtivo para Competitividade, um produto coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi, 11 indústrias da região participam de um workshop para discutir e planejar estrategicamente o processo gerencial. O encontro ocorre na sede da Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) nesta terça (3) e quarta-feira (4) pela manhã. A ideia é fazer com que os participantes conheçam as etapas e concluam as atividades com o planejamento estratégico das suas empresas, sempre com o foco na expansão do negócio.

O consultor organizacional Patrício Francisco Silva diz que para ter um processo gerencial coerente e sustentável é preciso ter conhecimento do negócio e do mercado, envolvimento de toda empresa, disciplina dos componentes, visão de futuro e acompanhamento dos resultados. “Sem planejamento, a empresa tem dificuldade de obter sucesso”, ressalta o especialista.

Promovido pela Fiesc e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na região o programa vem sendo aplicado em indústrias do setor madeireiro com o apoio e participação do Sindimadeira. Dividido em ciclos, cada período dura cerca de dois anos. Nesse tempo são desenvolvidas ações que visam aperfeiçoar os investimentos, promovendo o aumento da produtividade e a melhoria do produto final.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação