O protótipo da aeronave que será fabricada em Santa Catarina foi apresentado nesta segunda-feira, 31, na matriz da Novaer Craft, em São José dos Campos, São Paulo. O presidente da SC Parcerias e Participações (SCPar), Paulo César da Costa, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, e o prefeito Elizeu Mattos participaram da cerimônia.

Os projetos do T-Xc serão elaborados  em Florianópolis e os processos de fabricação e montagem acontecerão em Lages, em uma área próxima ao aeroporto federal do Antônio Correia Pinto de Macedo. “O Estado reúne as condições ideias de estrutura, mão de obra qualificada e iniciativa empreendedora que o projeto exige”, diz o presidente da SCPar, Paulo César da Costa.

 

O Governo do Estado é um dos parceiros do empreendimento, viabilizando incentivos fiscais para que Santa Catarina se torne um polo tecnológico aeroespacial. O governador Raimundo Colombo firmou o acordo com a empresa em setembro de 2012, durante uma reunião na sede da Fiesc. Depois disso, a Novaer Craft iniciou o desenvolvimento do protótipo da aeronave. A próxima etapa é a realização dos testes de solo. Posteriormente, virão os primeiros voos.

De acordo com o site da empresa, a versão utilitária da T-Xc possui quatro lugares, e foi projetada para a aviação civil. A meta é fabricar mais de cem unidades por ano em Santa Catarina. “A Serra Catarinense será reconhecida nacionalmente como um polo de fabricação de aviões, e os impactos sociais e econômicos refletirão positivamente no processo de crescimento da região”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.

Texto: Fábio Ramos (SDR Lages) - Foto: Ilson Chaves (SC Par)