O empresário Glauco José Corte, presidente da FIESC, juntamente com o prefeito anfitrião, Elizeu Mattos e dezenas de outras autoridades, participaram  da abertura oficial da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, etapa estadual, edição 2013. O evento aconteceu na noite de ontem (segunda-feira, 09/09), no Ginásio de Esportes Jones Minosso.

 Num primeiro momento, as delegações de competidores das várias cidades catarinenses que participarão do evento se apresentaram, acompanhadas por seus respectivos professores avaliadores. A maior delegação é de Joinville, seguida de Blumenau, Criciúma e Chapecó. Lages, cidade sede, terá 14 diferentes competidores, a maior delegação da cidade na competição até agora.

 

Comparativo com a Fórmula 1

Sérgio Arruda, Diretor Regional do SENAI SC, comparou a Olimpíada do Conhecimento a um campeonato de Fórmula 1. “Neste grande evento automobilístico mundial desenvolvem-se tecnologias, montam-se equipes e implantam-se uma série de mudanças nos produtos e processos. E depois toda essa tecnologia vai acabar sendo incorporada pelas montadoras, que incluem novos itens de segurança, economia e praticidade nos veículos. A Olimpíada do Conhecimento tem essa pretensão. Fazer com que alunos e professores desenvolvam novas tecnologias e processos. E que tudo isso vá acabar na sala de aula para melhorar ainda mais a formação profissional de nossos jovens”, explicou.

Arruda também falou do grande crescimento do SENAI em Santa Catarina, que já conta com 48 unidades fixas (e mais 6 estão em construção e devem funcionar até o final deste ano). “Ao todo, temos 160 mil alunos matriculados. E nossa meta até o próximo ano é de atingir 180 mil catarinenses na formação profissional”, destacou. “Em Lages, na antiga unidade do SENAI, implantada em 1988, começou-se com apenas oito colaboradores e 90 alunos. Quando se inaugurou a atual unidade, em 2005, eram 20 colaboradores e 890 alunos. Hoje, passados apenas sete anos, já são 180 colaboradores, 4.700 metros quadrados de área construída e 5.100 matrículas, um grande crescimento”, frisou.

Ensino técnico precisa crescer no país

Glauco Corte, em seu pronunciamento, falou da importância da Olimpíada do Conhecimento para a formação profissional. Disse que no Brasil o ensino técnico ainda é incipiente quando comparado a outros países desenvolvidos como Alemanha (que tem 50% de seus jovens matriculados no ensino técnico) e Argentina (mais de 40%). “Hoje no Brasil temos apenas 11% dos jovens no ensino técnico. Mas isso, felizmente, vem mudando. E precisamos atingir os patamares dos países desenvolvidos. Quem faz ensino técnico, já sai com uma profissão. E depois pode complementar sua formação e seguir a carreira desejada”, argumentou.

 

 

Nova ampliação do SENAI em Lages

Glauco Corte anunciou em seu discurso que o SENAI de Lages será novamente ampliado. “Disse ao prefeito que precisamos de um novo terreno para ampliar ainda mais o SENAI em Lages. E o prefeito concordou. O Elizeu falou  que vai dar um jeito de encontrar e nos destinar esse novo terreno”, informou Glauco. O prefeito Elizeu Mattos, na qualidade de anfitrião da cidade, disse que os competidores, professores e todas as delegações do SENAI são muito bem vindas a Lages. “Queremos que se sintam em casa”, destacou Elizeu. “E que tenham muito sucesso nas competições. Lages está em franco crescimento, estamos para receber diversas e importantes indústrias. Todos esses jovens qualificados são um grande atrativo e com certeza terão espaço no mercado de trabalho”, argumentou o prefeito.

Loreno Siega – Revista Visão