De acordo com o coordenador geral da Olimpíada do Conhecimento - Luciano Blauth (foto acima) - até ontem (05/09) já haviam realizado inscrição  para visitar o evento, na próxima semana, no SENAI de Lages, mais de 7 mil pessoas - a maior parte alunos e professores de escolas públicas e privadas de Lages e região.

Eles virão com transporte gratuito, disponibilizado pelo SENAI. E terão a oportunidade única de participar da maior competição profissional das Américas - provas teóricas e práticas disputadíssimas - que envolverão 220 diferentes alunos do SENAI, em mais de 40 diferentes modalidades (profissões), com 170 professores avaliadores (espécie de juízes do certame). Os visitantes poderão ver de perto a realização destas provas - realizadas ao longo de 4 dias - algumas delas com duração de até 6 horas.

Até ontem, final do dia, o SENAI já havia recebido 8 das 15 unidades móveis, na prática grandes e modernas salas de aula ambulantes, equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologias educacionais. Nestas unidades, serão realizadas algumas das provas, além de servirem para palestras técnicas, workshops e mini-aulas gratuitas à população interessada.

 No Centro Serra - que abrigará 11 diferentes modalidades - serão realizadas as provas em modalidades como torno e fresas convencionais e CNC (equipamentos computadorizados), mecânica de automóveis, eletricidades predial e industrial, mecânica de manutenção de aeronaves (um avião está sendo montado no local e servirá para abrigar algumas provas), entre outras.

Outro atrativo do Centro Serra será o INOVA SENAI, um conjunto de 14 diferentes projetos inovadores desenvolvidos por alunos e professores da instituição. Um destes projetos, inclusive, é a transformação de um veículo normal para que funcione com energia elétrica (através de baterias, recarregáveis em tomadas elétricas normais). Outro desses projetos é uma bicicleta ergométrica para deficientes físicos, entre outros.

O acesso ao Centro Serra será feito por trás do Jones Minosso (onde funciona a FME). Os demais espaços serão fechados e a circulação só poderá ser feita a pé, devidamente monitorada. "Teremos monitores para acompanhar as visitas e explicar o que acontece em cada local", informou Luciano Blauth.

 A abertura oficial da Olimpíada do Conhecimento 2013 realiza-se na segunda-feira, dia 09 de setembro, às 18h30min., no Ginásio de Esportes Jones Minosso. Calcula-se que ficarão hospedados em Lages a semana toda pelo menos mil pessoas apenas do Sistema FIESC (incluindo avaliadores, competidores, comissão organizadora, diretores e professores das várias unidades, autoridades, etc).

Se o Rio de Janeiro vai sediar em 2016 as Olimpíadas Esportivas Mundiais, Lages vai sediar na próxima semana as Olimpíadas do Conhecimento - também um grande evento.

Loreno Siega - Revista Visão