Com 16 anos, a estudante Caroline de Souza Ferreira é especialista em uma área desconhecida do grande público, mas fundamental para muitas empresas. Aluna do SENAI/SC em Lages, entidade da FIESC, há dois anos, Caroline se destaca em Metrologia Dimensional, que envolve a operação e calibragem de equipamentos de precisão na área mecânica.

Orientada e incentivada pelo professor Fernando dos Santos, a estudante irá participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, organizada pelo SENAI/SC e que será disputada em Lages entre os dias 9 e 13 de setembro. Ela estará acompanhada de 200 alunos, oriundos de 21 cidades do Estado. "O que mais conta é que a Caroline adquira maturidade, experiência e que a aprendizagem que teve para esta prova lhe sirva para a carreira profissional", destacou Fernando.

A disputa em Lages é a primeira etapa do processo que pode levar a estudante a disputar a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. Caroline tenta seguir o exemplo de Evelin Izauro, ex-aluna do SENAI em Joinville, que em 2010 ganhou medalha de prata no América Skills, também na categoria Metrologia Dimensional, em disputa realizada no Rio de Janeiro.

As provas da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento reproduzem os ambientes de trabalho e desafiam os estudantes a produzir peças ou desenvolver processos típicos da indústria. Os competidores são avaliados pela precisão do trabalho final, bem como pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Contam pontos a capacidade de planejamento, o bom aproveitamento dos recursos e materiais, a perspicácia para encontrar soluções e o comportamento.

Mostra - Junto ao torneio, a entidade promove em Lages a Mostra Inova SENAI, que reunirá 13 projetos de inovação desenvolvidos por alunos e professores da entidade. Os projetos aumentam a eficiência nos processos e têm caráter ambiental e de inclusão.

Serviço:

O que: etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e Mostra Inova SENAI
Quando: de 9 a 13 de setembro
Onde: Unidade Lages do SENAI/SC - Rua Archelau Batista do Amaral, 745, Bairro Universitário

 

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC