A Relações Públicas Joice Schlemper, de São Joaquim, mandou texto com sua opinião sobre o papel das redes sociais nas manifestações e protestos pelo país afora. Acompanhem:

 

Redes sociais e a integração de opiniões

O grande número de jovens nas ruas manifestando contra as diversas atitudes do governo e da atual conjuntura política nacional é o reflexo de como a produção de conteúdos mesmo que descentralizada pode mexer e formar o senso comum. Na internet a teia que se forma defendendo uma única ideia é muita mais segura, pois para aderir a ela é necessário pouco esforço e com tempo de analise reduzido logo se forma um grupo sólido que aumenta a todo instante e se auto defende.

A opinião expressada nas redes sociais tem mais relevância, o seu significado é mais forte, mais espontâneo, um exemplo disso é as frases de ordem, as mensagens de autoestima compartilhadas aos milhões ainda mesmo quando o autor é anônimo. É como se quem expusesse esta mesma opinião também fizesse parte desse submundo do desconhecido, que tudo pode, tudo fala, tudo tem razão e não há condenação.

A multidão não tem cara e transforma os indivíduos em massa como faz também as redes sociais, cria-se o campo do inatingível e intocável.  É bem verdade que o país passa por um momento que pede mudança, mas não se consegue definir quais. Alguns defendem que os investimentos para a COPA de 2014 são desnecessários, outros estão esgotados com o desleixo com a saúde, com a educação, com a violência, e ainda com a corrupção que há tempos insiste em sujar a moral da sociedade.

Os meios de comunicação, em especial as redes sociais,  tem grande parcela de responsabilidade por esta movimentação que está acontecendo. As informações, os conceitos, as lutas e principalmente os convites são de muitos para muitos e ainda que atrasada, é fato que está acontecendo a convergência de julgamentos.


Joice Vieira Schlemper

Relações Públicas - Conrerp RS/SC - 3326

(49) 9108 1881 - 99418064

// \" class=\"_mp3rocket_overlay_style\" style=\"left: ; top: ; width: ; height: \"> // ]]>