Presidente da CDL, Nilton Alves, foi convidado pelo prefeito Elizeu Mattos e aceitou integrar o Conselho de Administração de Lages.

Cumprindo com os compromissos firmados em campanha, o prefeito de Lages, Elizeu Mattos, acompanhado de seu vice, Toni Duarte, e do estrategista de marketing, Nilo Braga (da empresa AG Estratégia), fizeram uma visita aos empresários que integram a diretoria da CDL de Lages. Foi no final da  tarde de ontem (19/02), oportunidade em que expuseram algumas definições já obtidas com relação à realização da 25ª. Festa Nacional do Pinhão. Além de exporem o que já está definido com relação ao evento deste ano, também ouviram opiniões e sugestões da CDL e dos comerciantes.

\"\"

Num primeiro momento, o prefeito Elizeu, e seu vice Toni, que é o coordenador geral da 25ª Festa Nacional do Pinhão, apresentaram as dificuldades e o pouco tempo que tiveram para organizar evento de tamanha magnitude para a cidade e mesmo para Santa Catarina. “Tivemos de correr contra o tempo. Muitas das coisas que ainda pretendemos implantar no evento não serão possíveis neste ano em função do tempo curto demais que temos até a festa”, explicou o prefeito. “Mas várias mudanças para melhor já estão acertadas e definidas”, complementou.

LAGEANO PAGARÁ SÓ MEIO INGRESSO

Nas suas explanações, Elizeu e Toni falaram sobre valores dos ingressos (que deverão ser  diferenciados nos vários dias do evento, conforme as atrações). Também falaram que possivelmente haverá benefício no valor do ingresso comprado antecipadamente para os lageanos (possivelmente o lageano que comprar antes pagará só metade do ingresso. Mas terá de comprovar residência em Lages e também terá a venda de seu ingresso de forma nominal, ou seja, só ele poderá entrar no evento com aquele ingresso, na data escolhida). O mesmo deverá acontecer para quem for ao evento devidamente trajado de gaúcho (com pilcha para os homens  e vestido de prenda para as mulheres).

Também foram apresentadas propostas para nova marca visual da Festa do Pinhão (que ainda não está totalmente definida), bem como estrategias de divulgação e o novo conceito da comunicação para o evento. No final, também foram apresentadas aos lojistas as atrações nacionais já praticamente acertadas. Para essas questões  o prefeito pediu sigilo na divulgação uma vez que dentro de alguns dias será feito o lançamento oficial da programação para toda a imprensa.  

CDL VAI DECIDIR LOCAL DO RECANTO

Para os lojistas, foram solicitadas sugestões com relação ao local de realização do Recanto do Pinhão. Uma das ideias é de que seja realizado neste ano na concha acústica da Praça Joca Neves. Ou mesmo que continue na praça João Costa. Os lojistas pediram 10 dias para discutir melhor o assunto, vendo aspectos positivos e negativos das duas propostas. A CDL e o Sincoval também ficaram  de verificar junto ao Sindicato dos Trabalhadores no Comércio um possível acordo antecipado para que o comércio funcione no feriado da quinta-feira de Corpus Christi, no dia 30 de maio. “No ano passado o comércio ficou fechado neste dia com a cidade cheia de turistas. Pega muito mal para a cidade. E, além do mais, o comércio deixa de vender”, argumentou Elizeu Mattos. “Sobre esse assunto, eu não tenho o que fazer. Por isso, deixo a vocês para que busquem um possível acordo”, enfatizou.  

Nilton Alves (presidente da CDL) e Célio Spagnoli (presidente do Sincoval) explicaram a Elizeu que pela vontade dos empresários, com certeza o comércio abriria nesta data. Mas que nada poderá ser feito se o Sindicato dos Trabalhadores não for flexível na negociação para que as lojas abram nesta data. “Há uma legislação sobre funcionamento do comércio em feriados e domingos, que precisa ser respeitada. E isso não depende de nós. Mas pode haver um acordo com o sindicato dos trabalhadores. Torcemos por isso”, disse Célio Spagnoli.

Loreno Siega – Assessoria de Imprensa da CDL de Lages