Lageano Célio Spagnoli, vice-presidente da Fecomércio, integra a delegação.

Neste domingo (28), representantes do comércio catarinense embarcam na 3ª Missão Empresarial da Fecomércio, com destino à Turquia e à China. O objetivo é conhecer novas estratégias empresariais e estabelecer negócios com parceiros internacionais. Serão 20 participantes, dentre eles empresários de importantes ramos da economia de Santa Catarina, como indústria têxtil, hotelaria e farmácia.

A primeira parada será em Istambul, na Turquia, a única cidade do mundo que ocupa dois continentes: ela abrange as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, que separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul. A estadia de dois dias incluirá visita à feira Textile and Accessories Fair.

Ao final da viagem, após a passagem pela China, a Missão ficará mais dois dias na cidade turca, e conhecerá o Conselho Turco de Shopping Centers (AMPD), uma entidade criada em 1994 com o objetivo, dentre outros, de possibilitar investimentos estrangeiros no setor de varejo da Turquia.

Em seguida, a Missão segue para China em visita a três cidades de grande importância comercial para o país. A primeira será Guangzhou, capital da província de Guangdong, ao sul da China. Sua principal atração é a Feira de Cantão (Canton Fair), espaço em que se gera o maior volume de negócios para a China. Lá, há mais de 59 mil estandes, cerca de 150 mil produtos em exposição e uma plataforma para comércio internacional que movimenta cerca de US$ 36 bilhões.

De lá, a Missão parte para uma parada de dois dias em Hong Kong, uma das duas cidades-estados chinesas (a outra é Macau, de língua portuguesa). Seu porto é o maior do mundo na movimentação de contêineres e o melhor em relação à flexibilidade para atracar grandes navios cargueiros.

Encerrando a visita à China, os representantes do comércio catarinense seguem para Pequim, onde conhecerão, dentre diversos outros lugares, o Mercado da Seda, um gigantesco centro de compras que atende a clientes de todos os gostos e classes sociais. Após a estada de três dias, a Missão retorna a Istambul e, de lá, volta ao Brasil, no dia 11 de novembro.

Assessoria de Imprensa da Fecomércio