O projeto do Órion Parque foi apresentado oficialmente  na noite de sexta-feira, 18, na Associação Empresarial de Lages (ACIL). O governador Raimundo Colombo, o prefeito Renato Nunes de Oliveira, a deputada federal Carmen Zanotto, o presidente da ACIL, Luis Spuldaro  e outras autoridades das esferas estadual e municipal prestigiaram a apresentação feita pelo presidente do Instituto Órion, Roberto Amaral.

\"\"

O parque tecnológico será construído no bairro São Francisco, próximo ao campus do Instituto Federal (IFSC). O objetivo é aproximar, literalmente, instituições de Educação e  Ensino  e empresas que atuam no ramo de tecnologia, além dos  Governos, para que as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos deem suporte ao mercado. A expectativa é que esse processo resulte em mais oportunidades de empregos e negócios para a região.

Em seu pronunciamento, o governador Colombo disse que a conexão entre a educação e o trabalho gerada pelo parque tecnológico representará um avanço significativo para o Estado. “Guardadas as proporções, podemos comparar esse efeito à revolução causada no início do século passado, quando a educação foi institucionalizada e passou a ser vista como um fator preponderante para a sociedade. Agora, a integração entre o ensino acadêmico e as empresas se traduzirá em riqueza.”

\"\"

O governo do Estado já repassou R$ 5 milhões para a construção de um edifício que irá agregar vários serviços em benefício das empresas do setor de tecnologia que irão se instalar no parque. A prefeitura dará a contrapartida de R$ 1,2 milhão (terraplanagem e infraestrutura). O edifício terá 4 mil m² e concentrará incubadoras, centro de pesquisa e desenvolvimento, museu tecnológico, auditórios, salas de treinamento e inclusão digital, áreas de convivência e praça de alimentação.

No evento, o prefeito Renato Nunes de Oliveira assinou documentos que garantem incentivos fiscais do município a empresas interessadas em instalar-se no local. “O lageano deve ficar atento às possibilidades que do mercado de trabalho e buscar qualificação”, disse o prefeito.

PROTOCOLOS DE INTENÇÕES

Durante o evento, foram assinados diversos Protocolos de Intenções com instituições e empresas que irão se instalar no Orion Parque, como: SENAC (vai implantar um prédio onde funcionará sua Universidade Corporativa), Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (irá implantar no local uma unidade avançada), NDDigital (vai construir uma nova unidade da empresa no local), Plongez (vai implantar unidade própria no local), além de outras 14 pequenas empresas (que deverão se instalar inicialmente em salas no prédio central).

Fábio Ramos - Assess. de Imprensa da SDR de Lages