Na segunda-feira (13/07), o consultor italiano Michele Ferrari encerrou suas visitas pelos municípios da Serra Catarinense para conhecer o potencial da região na área agropecuária, madeireira e de construção civil. O objetivo é estabelecer futuras parcerias entre empresas catarinenses e de Verona, na Itália, principalmente para o repasse e intercâmbio de tecnologias, produtos e marcas. Acompanhado do diretor Geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, Albanez Sá, Micheli esteve em Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema.

A vinda do Italiano à Região de São Joaquim é resultado da interação entre catarinenses e italianos iniciada em outubro de 2011, quando uma delegação de prefeitos da Amures – Associação dos Municípios da Região Serrana esteve na Itália. Em seguida, em janeiro de 2012, uma missão de engenheiros e arquitetos daquele país veio ao Brasil para conhecer as vocações da Serra Catarinense. “Naquela ocasião da primeira visita, onde eu estava também, não foi possível falar com os empreendedores locais”, destacou Michele, que desta vez pode conhecer “in loco” o potencial de áreas estratégicas para aplicação de investimentos.

Os setores de interesse dos italianos, segundo Michele, são os da construção civil (projetos, tecnologia de materiais e execução de obras), agrícola (maçã, vinhos de altitude e vime), madeireiro e moveleiro (uso agregado da madeira sustentável na construção civil e na fabricação de móveis). Segundo ele, as parcerias poderão ser viabilizadas entre empresas e profissionais da engenharia civil e arquitetura, através da execução de projetos de forma cooperada e interativa, com apoio à cadeia produtiva, partilha de marcas comerciais e fornecimento de equipamentos e tecnologias.

 

Nina Velho - Assess. de Imprensa da SDR de São  Joaquim