Desde maio de 2005 atuando em Lages e região o Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages - MidiLages é uma incubadora de empresas de base tecnológica, que dá apoio a estas na estruturação de seus negócios.

Já estiveram, sob a gestão da MidiLages 16 empresas, sendo quatro já graduadas, ou seja, que já alcançaram independência tanto física quanto administrativa; oito são incubadas residentes, estas utilizam do espaço físico e de capacitação da MidiLages e quatro são pré-incubadas, novos negócios que ainda não detém condições  suficientes  para  o início  imediato  do empreendimento,  tais  como  Plano  de Negócios  totalmente  definido,  tecnologia  testada  e/ou  protótipos/processos  acabados  e recursos financeiros assegurados para investimentos e/ou desenvolvimentos.
No mês de julho a E&E Desenvolvimento de Software LTDA tornou-se uma empresa graduada. Após cinco anos de incubação, utilizando de estrutura física completa, com equipamentos, sala de reunião, área para demonstração de produtos, secretaria e instalações laboratoriais, disponibilizados pela MidiLages, a empresa adquiriu um imóvel e a partir de agora atua com estrutura própria.

Enio Bueno um dos diretores da E&E, relata a importância da MidiLages na trajetória de sua empresa: “Nós tínhamos conhecimento da área de atuação, mas nenhuma noção do processo burocrático de formalização de uma empresa e a MidiLages foi essencial nessa etapa”. Enio também comenta que logo de início a empresa pôde atuar efetivamente, “do nada nós passamos a ter infra-estrutura e equipamentos o que nos permitiu atuar de imediato”. Ele conta ainda que a expectativa para a E&E é muito boa, tanto pela experiência que ele a e sócia adquiriram neste anos de incubação, quanto pela abertura do mercado na região serrana causada pela chegada de novas empresas no ramo da tecnologia e a informatização dos sistemas das empresas já existentes.
Ao mesmo tempo da graduação da E&E, a MidiLages registra a entrada de uma nova incubada, trata-se da Controlle Soluções Tecnológicas, que trabalha desde 2005 como as áreas da indústria e saneamento, com a disponibilização de sistemas para controle de qualidade e produtividade, sistemas para supervisão e controle operacional de processos, além de máquinas e equipamentos para indústrias papeleiras. A Controlle teve seu projeto aprovado e entra na MidiLages como empresa residente, para desenvolver ou dar continuidade ao desenvolvimento produtos ou serviços tecnológicos na Incubadora.

O edital para entrada de novas empresas, nas modalidades de pré-incubação, de empresa residente ou empresa não residente é permanente até o preenchimento das vagas e pode ser acessado no site da UNIPLAC na barra de serviços – MidiLages (http://www.uniplac.net/midilages/).


Informações Claine Andrade /Relações Públicas